Irani realiza trabalho sócio educativo através do Pacai

 

O próximo sábado, 12, é Dia de Combate ao Trabalho Infantil. Irani realiza um acompanhamento permanente para garantir a aplicação dos direitos e deveres das crianças. Desde 2002, o município executa o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), do governo Federal, através do Programa Municipal de Assistência a Criança e Adolescente (Pacai).

O Peti está inserido no Pacai- programa sócio educativo que completa 20 anos de fundação em agosto de 2010.  No Pacai são atendidos 146 alunos de 6 a 15 anos, eles ocupam o contra turno escolar com atividades educativas e recreativas. O programa é desenvolvido na estrutura do Parque de Exposições de segunda a sexta-feira das 7h45 às 17h30.

Os estudantes têm uma jornada escolar ampliada e recebem reforço pedagógico nas aulas de leitura. Também podem desenvolver novas competências. Têm oficinas de marcenaria, horticultura, panificação, bordado, pintura e biscuit. Nos próximos dias iniciam as aulas de informática, o laboratório está sendo instalado.

No Pacai as crianças têm acompanhamento odontológico, médico, psicológico e do Conselho Tutelar. Os estudantes são estimulados a participar das escolinhas de futebol, judô, dança, violão e teclado. O coordenador do Peti/Pacai, Claudicir Bizon, afirma que "o objetivo é que as crianças ocupem o tempo com atividades extra-curriculares produtivas, elas também são ensinadas sobre os deveres e obrigações", afirma Bizon.