Histórico do Município de Irani

O território do município de Irani começou a ser desbravado e ocupado no início do século XIX, por fazendeiros e colonos oriundos principalmente do norte do Rio Grande do Sul.

Os primeiros habitantes do município foram: Leopoldino Fabrício das Neves, Dinarte Antunes, Pedro Kades, Alexandre Telles e Miguel Fabrício das Neves, o qual vendeu suas terras para Manuel Galdino, que por sua vez demarcou os lotes que foram vendidos particularmente.

Na época da chegada dos primeiros colonizadores as terras pertenciam ao município de Palmas, Estado do Paraná, uma extensa área a margem direita do Rio do Peixe, pretendida pelos Estados do Paraná e Santa Catarina, e também pelo país vizinho Argentina. Sendo que com a Argentina ficou conhecido como o “Tratado de Missiones”, e os Estados do Paraná e Santa Catarina, a questão de “Palmas”.

Em conseqüência disso e de outros fatores originou-se de 1912 a 1916 a Guerra do Contestado, que por sua vez a primeira batalha aconteceu nos campos do Irani, no dia 22 de Outubro de 1912, a qual ceifou a vida de muitos sertanejos, caboclos e militares, espalhando pânico em grande parte da região, por isso, Irani ficou conhecido como o Berço do Contestado.

O município de Irani foi criado pela lei municipal nº916 de 11 de Setembro de 1963, sendo instalado em 12 de Janeiro de 1964, pertencente à Comarca do município de Cruzeiro, hoje Joaçaba.

O topônimo Irani originou-se do rio que banha o município, nome originário da língua Tupi-Guarani, que significa “Mel Envelhecido”, que na referida língua tem o seguinte: IRA=mel e NHI=envelhecido, por tanto, o nome de Irani está relacionado à beleza da fauna e da flora.