MEMORAÇÃO AOS 110 ANOS DO COMBATE DO IRANI.

A Prefeitura de Irani, por meio da Diretoria de Cultura realizou a memoração dos 110 anos do combate do Irani.

Um dos maiores conflitos armados da história do país, aconteceu ao amanhecer do dia 22 de outubro de 1912 nas terras contestadas onde hoje, localiza-se o município de Irani. O combate do Irani foi apenas o marco inicial da Guerra do Contestado que durou por quatro anos ceifando milhares de vidas. O conflito ocorrido na fronteira dos estados do Paraná e Santa Catarina, envolveu a disputa de terras desta região rica em erva-mate e por onde seria construída a estrada de ferro ligando São Paulo ao Rio Grande do Sul.

Após 100 anos em 2017 o município de Irani juntamente com a PM do estado do Paraná, firmaram aqui um acordo de paz, que tem por objetivo manter a união e respeito pela memória dos descendentes e pessoas que aqui lutaram em busca de seus ideias.

Na noite do dia 21/OUT, o Ginásio municipal Modesto Tortelli, foi o palco de um grande show de talentos e emoção, transmitido pelas Unidades de ensino e entidades do município que são parceiras do projeto que visa resgatar a cultura e tradição de Irani, tivemos ainda a presença da Banda Novos Talentos da cidade de Canoinhas.

Em parceria com a PM do Estado de Santa Catarina e PM do Estado do Paraná, no dia 22/OUT, aconteceu mais um fato histórico em Irani, a memoração dos 110 anos do combate do Irani com uma concentração cívica militar no centro do município, foi ainda apresentado o marco oficial do momento em que hoje se memora. Na ocasião o evento prosseguiu até o sitio histórico do contestado com homenagem na Vala dos 21, local onde encontra-se sepultados 21 corpos de pessoas que perderam a vida lutando no combate de 22 de outubro de 1912, sendo nove soldados e 12 caboclos.

O evento contou com presença de autoridades da região, do estado de Paraná e Santa Catarina, bem como da população iraniense.

Com forte emoção o Coronel da Reserva do estado do Paraná, Sr. Antônio Zanatta Neto, comentou sobre o momento impar em que vem sendo preservado com a união dos dois estados que hoje mantem selada a paz em memória e reconhecimento a todos que estiveram na luta que entrou para a história do país.

O Prefeito Vanderlei Canci, destaca que o evento nada mais é que um ato de gratidão pelas pessoas que vieram aqui no reduto de Irani há 110 anos em busca de seus objetivos, e que hoje o município tem a missão de manter viva a história do Contestado pois é a partir de nossa raiz histórica que se forma nossa essência a qual devemos ter orgulho em sempre memorar.

A Prefeitura de Irani, agradece a todos que participaram e fizeram parte deste evento contribuindo com a história de nossa terra.

Fotos: Milton Rossini.