Rede de ensino municipal de Irani trabalha o tema água!

A água é fundamental para o planeta. Nela, surgiram as primeiras formas de vida, e a partir dessas, originaram-se as formas terrestres, as quais somente conseguiram sobreviver na medida em que puderam desenvolver mecanismos que lhes permitiram retirar água do meio e retê-la em seus próprios organismos. A evolução dos seres vivos sempre foi e será dependente da água.

Vendo a importância de preparar as futuras gerações para preservar esse bem natural a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Irani desenvolveu um trabalho de conscientização e ação através das três escolas municipais, o tema foi trabalhado em todas as disciplinas nas vésperas do dia mundial da água, 22 de março.

Neiva Salete Basso, professora da Escola Prefeito Valdecir Angelo Zampieri, diz que durante a semana a escola trabalhou o tema água e a sua importância. "Nós estamos trabalhando com uma grande variedade de atividades, cada professor está adequando o tema água conforme sua disciplina. Nosso objetivo maior é fazer com que as crianças entendam a importância da água na vida do ser humano e que dessa forma aprendam a preservar, pois todos já sabem o que acontece se um dia chegar a faltar."

"A gente buscou trabalhar o assunto água de vários ângulos, isso no ponto de vista de cada disciplina. Em geografia, por exemplo, trabalhamos a situação da água no Brasil, os recursos hídricos, sobre aquíferos, poluição entre outros." Diz Silvane Soligo Rodrigues, professora da Escola Sebastião Rodrigues de Souza.

Esse é o tempo certo de conscientizar, afirma Dorotéia Gasparini, professora da Escola Sebastião Rodrigues de Souza. "Nas gerações anteriores havia materiais poluentes e uma produção industrial menor, agora estamos passando pelo período mais crítico, por isso é preciso conscientização agora para que possamos normalizar novamente a situação."

"Em nossa escola unificamos os trabalhos na parte da tarde, isto é, envolvemos todos os alunos de uma vez só, trabalhando os vários conteúdos sobre a água, já na parte da manhã cada turma trabalhou individuamente os conteúdos. Num geral obtivemos ótimos trabalhos."Diz Marize Meira Basso, diretora da Escola Santo Antonio.

Água é tudo! Faça a sua parte, preserve e não polua. Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.