Primeiros passos para uma nova economia

Primeiros passos para uma nova economia

          Na semana passada representantes da Secretaria de Agricultura e Infra-estrutura, CIDASC e EPAGRI de Irani estiveram reunidos com Nilo Bortoli, Coordenador do Escritório Regional do Ministério da Pesca. O objetivo da secretaria é desenvolver uma nova economia para o meio rural, a piscicultura.

          De acordo com Antonio Milan, Secretário de Agricultura e Infra-estrutura, a idéia de investir em uma nova economia surgiu durante a Semana Santa com a Feira do Peixe Vivo, observando a grande demanda do produto. Após algumas reuniões e análises de mercado buscou-se então o apoio do Ministério da Pesca, que trouxe boas notícias.

          "O Ministério da Pesca está pensando em toda a cadeia produtiva, desde a assistência técnica, estação para a produção de alevinos, frigoríficos, industrialização, até a comercialização do peixe. Além disso, estamos disponibilizando programas de horas de máquina, financiamentos a longo prazo e a afundo perdido, e algumas outras opções." Diz Nilo.

          O incentivo para o aumento da produção de peixe surgiu para atender a grande demanda do mercado, e para isso a indústria já está preparada. Na região, os frigoríficos de Anchieta e Concórdia juntos abatem três toneladas de peixe por dia, e outro em Abelardo Luz tem capacidade para abater quinze toneladas de peixe por dia.

          A Secretaria de Agricultura e Infra-estrutura já está buscando recursos e em breve deve implantar a piscicultura no município. Mais informações no telefone 3432 0330 com Antonio Milan.