Irani realiza III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Irani promoveu na segunda-feira, dia 15, no Centro de Convivência Mate Amargo, a III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a qual tratou de analisar, definir e deliberar as diretrizes da Política Nacional dos Direitos da criança e do adolescente para a elaboração do plano decenal.

As Conferências dos Direitos da Criança e do Adolescente fazem parte da agenda social de segmentos comprometidos com a infância e adolescência. Desde 1991 a Conferência se explora um amplo espaço para reflexões e deliberações coletivas em torno de um projeto comum, renovando-se de dois em dois anos.

O caminho escolhido é iniciar um processo de elaboração de um Plano Decenal de Garantia dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, como Projeto de Estado, e com uma atuação de dimensão política e pedagógica, que integre o Estado e a sociedade na efetivação de políticas públicas que assegurem o enfrentamento as atuais situações de ameaças ou violações de direito.

Todos os interessados pelo assunto puderam participar, especialmente membros de entidades como o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Polícia Civil, APAE, Secretarias Municipais, escolas, dentre outras.

A Conferência iniciou na parte da manhã com a aprovação do regimento interno e palestra com Irani Andrade, doutoranda em Serviço Social, e se estendeu até o fim da tarde com a apresentação, discussão e aprovação de propostas, e apresentação dos Delegados para a Conferência Regional.