Irani contribui com o Programa “De óleo no futuro”

O município de Irani contribui e coloca em prática o Programa Estadual de Coleta Reciclagem e Beneficiamento do óleo de cozinha- "De óleo no futuro",  o objetivo é coletar o óleo que geralmente é depositado em locais inadequados e reutilizá-lo. Desde o início do mês foram disponibilizadas bombonas nas escolas para coletar o resíduo, os alunos também participaram de um concurso para escolher o selo do programa.

A nutricionista Giovana Dias, afirma que o programa busca a proteção dos recursos naturais através da conscientização e práticas ambientalmente corretas. "Esperamos que a população de Irani contribua, dando destino correto a este resíduo", afirma.

Os estudantes também puderam contribuir e mostrar criatividade no concurso para escolher o selo do programa. Conforme a gerente de acompanhamento do estudante, Luane Cassol, alunos da 3ª a 6ª série das escolas estaduais e municipais fizeram um desenho e foram escolhidos os três melhores para concorrer com os demais municípios da região que executam o programa.

Em Irani o primeiro lugar do concurso de desenho foi conquistado pelo aluno Ivan Hernique Anderson, da E.B.M Sebastião Rodrigues de Souza; com o segundo lugar ficou Welliton  Rothmann da E.E.B Dom Felício Vasconcelos e em terceito lugar ficou Jean Pereira Bosio da E.B.M Sebastião Rodrigues de Souza. Em nível regional o primeiro lugar foi conquistado pela aluna Suelen Peter de Alto Bela Vista.

O Programa – A prefeitura de Irani firmou convênio para executar o programa, que foi idealizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável com apoio da Secretaria Regional. A empresa Nutri- Seara, que faz  a coleta do produto inicialmente nas escolas da região da SDR Concórdia.

Quando jogado no meio ambiente de forma inadequada, o óleo causa impactos negativos. Segundo estimativas da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, cada litro de óleo despejado nos rio polui até um milhão de litros de água.