PROJETO AMOR DE LIXO ESTÁ EM IRANI.

A Diretora de Cultura Luciani Fátima de Oliveira recebeu nesta manhã as artistas Simone Talin e Samantha Lucas idealizadoras e criadoras do projeto ‘’amor de lixo’’.
O projeto Amor de lixo, foi idealizado pelas artistas Simone Talin e Samantha Lucas contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estimulo a Cultura, na categoria Artes Visuais, o maior e mais disputado Prêmio de Cultura no Estado.
“Amor de Lixo” teve início em julho de 2020 e já está colhendo frutos com suas ações. Trata-se de um projeto/pesquisa/desabafo por meio de Intervenções Artísticas em Grafite. As artistas percorrem as cidades em busca de objetos descartados nas lixeiras que serão acolhidos e ressignificados através de arte em grafite e depois devolvidos às lixeiras de origem.
O intuito do projeto é reverberar ações de sustentabilidade e consciência ambiental coletiva, atuando como projeto inspirador atingindo não somente o público que produz esse lixo, mas quem “vive” dele (garis, cooperativas de reciclagem, empresas de aterros sanitários e órgãos responsáveis pelas políticas públicas de meio ambiente).
Entre estas ações já foram realizadas algumas intervenções em grafite em pontos abandonados na região, não somente em objetos, como forma de revitalizar os espaços e chamar a atenção para a linguagem artística do grafite, ainda pouco conhecida na região.
O Projeto circulará nas cidades da Região da AMAUC, a partir de janeiro de 2021, envolvendo os Municípios: Alto Bela Vista; Arabutã; Concórdia; Ipira; Ipumirim; Irani; Itá; Jaborá; Lindóia do Sul; Peritiba; Piratuba; Presidente Castello Branco; Seara; Xavantina, que juntos somam cerca de 150 mil habitantes.
“Compreendemos que esta ação é uma maneira ímpar de descentralizar e multiplicar nosso trabalho para municípios alijados das produções culturais” – fala Simone Talin
“Nosso objetivo é reverberar ações que contam histórias, afetos, cuidado com o meio ambiente; sobretudo um olhar sensível e poético para a cidade” – fala Samantha Lucas
“Recomendamos que a população “fique de olho” nas lixeiras, talvez o Amor de Lixo passe por lá”. (brincam as artistas)
Luciane, destaca que além do projeto transformar o lixo em arte é uma nova forma de ver a vida, onde tudo depende de nosso ponto de vista nos dando uma perspectiva que tudo pode ser transformando, afinal a arte transforma o mundo.
Por: Matheus Aurélio de Ávila- Assessor de Imprensa.