Retomam atividades em escolas e programas municipais

As atividades nos programas e escolas públicas municipais de Irani voltaram ao normal nesta segunda-feira, 24 de agosto, elas estavam paralisadas desde o dia 7 em função de uma campanha de prevenção contra a gripe A H1N1. Alunos, professores, motoristas e serventes receberam orientações especiais, já que os cuidados devem continuar.

Os principais motivos que levaram a Administração de Irani suspender as atividades e eventos municipais estão ligados ao grande número de pessoas que circulam pelas BR's 282 e 153, que cruzam o município, e pelo fato de que muitos iranienses se deslocam diariamente ao município de Concórdia, este que apresentou alguns casos de gripe A H1N1.

"Nós fizemos reuniões com os diretores e professores, e chegamos à conclusão que seria hora de voltar às aulas, pois o clima está melhor e também não iríamos prejudicar as atividades do ano letivo. De momento temos 11 dias perdidos, que serão recuperados em alguns sábados e feriados." Diz Cleinor Z. Zampieri, Secretário de Educação, Cultura e Esportes.

Para receber os alunos algumas melhorias foram feitas nas escolas municipais, conta Rosicler Deitos, Diretora de Ensino. "Como forma de prevenção nós instalamos papeleiras com papel toalha, saboneteiras com sabonete líquido, porta-copos com copos descartáveis, distribuímos álcool gel em locais estratégicos, estamos esterilizando pratos e talheres, os intervalos acontecem em horários diferenciados para não criar aglomeração de pessoas, orientamos os professores, serventes e motoristas a deixar os ambientes bem ventilados e pulverizá-los com álcool, entre outras. As crianças com sintomas de gripe devem ficar em suas casas e não serão prejudicadas por faltas."

As escolinhas de dança, esporte, encontros de idosos e programas municipais também tiveram as atividades normalizadas.