PROJETO EU CONTO UMA HISTÓRIA.

Diante da pandemia vivemos tempos de ansiedade, medo e insegurança. Foram e continuam sendo momentos difíceis, porém buscamos encontrar novos caminhos e possibilidades para continuarmos o processo de cuidar e educar. São tempos de mudanças, de aprender e “desaprender” para reaprender e buscar soluções melhores.

O Projeto “EU CONTO UMA HISTÓRIA” foi desenvolvido na Creche Municipal Neri Terezinha Guareschi, e tem como objetivo ampliar e fomentar a imaginação, criatividade e conhecimento de nossas crianças.

Seguindo os protocolos de distanciamento, dividindo as crianças em grupos pequenos. Durante duas semanas a creche Neri desenvolveu o projeto com todas as crianças através de uma história muda, contada, cantada e vídeos enviados as famílias; destacou a Coordenadora da instituição Sara Ferreira.

A contação de história nas suas diversas modalidades ajuda a criança a desenvolver a imaginação, a criatividade, habilidades artísticas ajudam ainda os pequenos a melhorar a atenção, a concentração e a rapidez dos pensamentos. Através do faz-de-conta a criança é capaz de mergulhar em um mundo de imaginação e fantasia. Nessa idade ela se sente integrada a natureza não se diferenciando daquilo que a cerca. Assim ela consegue ser o passarinho que voa, o sapinho que pula, o vento que sopra. É no lúdico que a criança desenvolve criatividade e senso crítico.

O ato de contar uma história, além de atividade lúdica, amplia a imaginação e ajuda a criança a organizar sua fala, através da coerência e da realidade. O ver, sentir e ouvir são as primeiras disposições na memória das pessoas. Contar histórias é uma experiência de interação. (Brasilescola)

Valores como respeito, generosidade, perdão, responsabilidade, cooperação, e muitos outros, necessitam ser aprendidos no processo educativo. Isso pode ser ensinado em uma linda história.