RELÍQUIA, A CRUZ DO MONGE, NO MUSEU DE IRANI.

O Museu Histórico do Contestado em Irani, passa a exibir uma relíquia em seu acervo. Trata-se de uma cruz de cedro confeccionada pelo próprio Monge João Maria.

O amuleto foi doado pelo Padre Paulo Malakovski que protegia a peça.

A cruz foi recebida pela bisavó de Paulo, dona Tainka Puhatski, quando ainda morava com sua família na região de Itaiópolis, então estado do Paraná, sendo que sua avó Eudocia Panczenak deixava o objeto na cabeceira da cama, ao lado da foto do Santo Profeta, até o último dia de sua vida, ficando após a cargo da mãe do Pe. Paulo os cuidados do amuleto sagrado.

Com a morte de dona Alzira, Padre Paulo decidiu entregar ao Município de Irani, através da Diretora de Cultura Luciani de Oliveira, a qual destaca a emoção em receber um objeto tão relevante na história do contestado e instrumento que simboliza a fé herdada pelo povo caboclo.

A fé em São João Maria estava além da casa dos caboclos do contestado, presente também em cada família que habitava estes rincões até mesmo os imigrantes. João Maria percorreu a região levando muito mais que religião, a fé e a esperança.

Além da Cruz, o espaço do museu recebeu mais objetos como adaga da época encontrada no local do Combate do Irani, bem como fotos que ajudam a contar um pouco sobre este que é o capitulo mais importante da história de Santa Catarina, a Guerra do Contestado.

Com a parceria entre Cultura e Turismo, os objetos foram protegidos e estão expostos à disposição de visitantes no Museu do município, onde o Diretor de Turismo, Matheus Aurélio de Ávila, comenta que além dos mesmos se tornarem atrativos turísticos, elevam a história do Contestado, contribuindo ainda mais no potencial turístico religioso e fé do município.

Por: Imprensa Oficial- Prefeitura de Irani.