ESPETÁCULO VOLTADO AO CONTESTADO É SUCESSO DE PÚBLICO EM IRANI.

Com o auditório da E.E.B Dom Felício C.C Vasconcellos, praticamente lotado espetáculos voltados à história do Contestado foi sucesso de público na última sexta feira. A população iraniense pode acompanhar o concerto Itinerantes do Contestado “Tributo a Vicente Telles – O Mensageiro do Contestado”, com peças musicais escritas por Vicente Telles apresentado pela Orquestra Filarmônica Serra Catarinense.

Logo após a emoção tomou conta da plateia com uma peça teatral relembrando fatos ocorridos no conflito da Guerra do Contestado entre 1912-1916. Apresentada pela E.E.B 30 de Outubro de Lebon Régis. A história de Santa Catarina é marcada por um dos maiores conflitos armados ocorridos no país: A Guerra do Contestado.

O conflito, que ocorreu entre 1912 e 1916, deixou marcas na região que até hoje são lembradas graças ao trabalho executado por um dos historiadores que mais se dedicou a essa causa: Vicente Telles. Falecido em 2017, Telles é o maior responsável pela preservação dessa história. Neste ano, o município de Irani memora os 110 anos do Combate do Irani, e o momento deu início as inúmeras festividades que o município prepara para reviver nossa história através da arte.

Por: Matheus Aurélio de Ávila- Assessor de Comunicação.