Conscientização para marcar os 98 anos do Combate de Irani

 

O "Combate de Irani", na Guerra do Contestado, completa 98 anos em 22 de outubro. Para marcar esta data, valorizar e multiplicar o fato histórico, a Administração Municipal de Irani, através da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esportes e Turismo realiza um trabalho de conscientização dos alunos da rede municipal e estadual de ensino.

Nesta semana iniciou um cronograma de visitas que envolve os estudantes da 3 ª série ao ensino médio. Todos os dias quatro turmas com aproximadamente 50 alunos estão conhecendo a história, com um estudo de campo de aproximadamente uma hora e meia. Segundo diretor de Cultura e Turismo, Flávio de Melo, o trabalho é de conscientização sobre a importância do Contestado.  " A história do Contestado não é uma invenção do povo de Irani, Irani fez parte e é um marco inicial, só vamos ter o reconhecimento do Estado e Brasil, a partir do momento em que a população dar o valor que a história merece", afirma o diretor.

Segundo a agente de Turismo, Alessandra Sandi, o objetivo é despertar interesse, para que os alunos conheçam e façam com que a família também sinta a necessidade de aprender a história.  Os alunos recebem explicações com uma linguagem adequada a cada faixa etária.  As pessoas interessadas em fazer a visita podem agendar, o museu é aberto diariamente de manhã e à tarde, no sábado de manhã e domingo à tarde.

Roteiro – O roteiro de visitas inicia no Memorial do Contestado, onde é exibido um vídeo que relata a história, também está sendo trabalhado o significado dos símbolos, como a bandeira branca com a cruz verde. Os alunos visitam o sítio histórico, onde foi travada a primeira batalha entre os caboclos e os soldados. Nesta área também está a sepultura do monge José Maria e a Vala dos 21, localizada nas proximidades do local batalha, que abriga corpo de soldados e caboclos que lutaram no combate. O roteiro encerra com uma visita ao Cemitério do Contestado e ao Museu José Maria.

Guerra do Contestado – A Guerra do Contestado foi um conflito armado entre a população cabocla e os representantes do poder estadual e federal brasileiro travado entre outubro de 1912 a agosto de 1916, numa região rica em erva-mate e madeira disputada pelos estados brasileiros do Paraná e de Santa Catarina. Irani, que na época pertencia a Paraná, foi o local da primeira batalha, o marco inicial de uma séria de lutas travadas pelos seguidores do messiânico Monge José Maria, considerado o líder espiritual do "Exército Encantado".