SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMILIA (PAIF)
Finalidade:
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.
Usuários:
Famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social residentes nos territórios de abrangência dos CRAS, em especial:
– Famílias beneficiárias de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais;
– Famílias que atendem os critérios de elegibilidade a tais programas ou benefícios, mas que ainda não foram contempladas;
– Famílias em situação de vulnerabilidade em decorrência de dificuldades vivenciadas por algum de seus membros;
– Pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de vulnerabilidade e risco social.
Trabalho social:
Acolhida; estudo social; visita domiciliar; orientação e encaminhamentos; grupos de famílias; acompanhamento familiar; atividades comunitárias; campanhas
socioeducativas; informação, comunicação e defesa de direitos; promoção ao acesso à documentação pessoal; mobilização e fortalecimento de redes sociais de apoio; desenvolvimento do convívio familiar e comunitário; mobilização para a cidadania; conhecimento do território; cadastramento socioeconômico; elaboração de relatórios e/ou prontuários; notificação da ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social; busca ativa.
Condições:
Famílias territorialmente referenciadas aos CRAS, em especial: famílias em processo de reconstrução de autonomia; famílias em processo de reconstrução de vínculos; famílias com crianças, adolescentes, jovens e idosos inseridos em serviços socioassistenciais, territorialmente referenciadas ao CRAS; famílias com beneficiários do Benefício de Prestação Continuada; famílias inseridas em programas de transferência de renda.
Formas de acesso:
– Por procura espontânea;
– Por busca ativa;
– Por encaminhamento da rede socioassistencial;
– Por encaminhamento das demais políticas públicas.
Requisitos necessários:
Documentos necessários: RG e CPF
Tempo de Atendimento:
O atendimento será imediato e indeterminado.
Contato:
CRAS – Centro de Referência em Atendimento Social
E-mail: cras@irani.sc.gov.br
Telefone: (49) 3432 3244 (49) 99135-7389
É importante saber
Como solicitar?
Por Telefone
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De segunda-feira a sexta-feira, das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h
Presencialmente
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Rua Henrique Kappke, 1922, Centro
89680-000
Passo a Passo
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1) Acolhida; 2) Atendimento psicossocial; 3) Plano de Atendimento Familiar; 4) Visita domiciliar; 5) Acompanhamento familiar 6) Avaliação do Plano; 7) Desligamento doÓrgão / Entidade responsável
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Atendimento preferencial
Lei Federal 10.048 / 2000
- ✭ Portadores de Deficiência
- ✭ Idosos
- ✭ Gestantes e lactantes
- ✭ Pessoas com criança de colo
- ✭ Obesos