SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA NO DOMICÍLIO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E IDOSAS

Finalidade:

O serviço tem por finalidade a prevenção de agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários. Visa a garantia de direitos, o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social, a equiparação de oportunidades e a participação e o desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência e pessoas idosas, a partir de suas necessidades e potencialidades individuais e sociais, prevenindo situações de risco, a exclusão e o isolamento.

Usuários:

Pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situação de vulnerabilidade social pela fragilização de vínculos familiares e sociais e/ou pela ausência de acesso a possibilidades de inserção, habilitação social e comunitária, em especial:

  • Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada;
  • Membros de famílias beneficiárias de programas de transferência de renda.

Trabalho Social:

Proteção social proativa; Acolhida; Visita familiar; Escuta; Encaminhamento para cadastramento socioeconômico; Orientação e encaminhamentos;
Orientação sociofamiliar; Desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social; Inserção na rede de serviços socioassistenciais e demais políticas; Informação, comunicação e defesa de direitos; Fortalecimento da função protetiva da família; Elaboração de instrumento técnico de acompanhamento e desenvolvimento do usuário; Mobilização para a cidadania; Documentação pessoal.

Condições:

Pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas.

Apresentar documentos pessoais como RG e CPF.

Forma de acesso:

Encaminhamentos realizados pelos CRAS ou pela equipe técnica de referência da Proteção Social Básica do município ou DF.

Unidade de atendimento:

Domicílio do Usuário.

Tempo de Atendimento:

O atendimento será imediato e indeterminado.

Contato:

CRAS – Centro de Referência em Atendimento Social

E-mail: cras@irani.sc.gov.br

Telefone: (49) 3432 3244 (49) 99135-7389


É importante saber
Oferece atendimento presencial
Oferece atendimento por telefone

Como solicitar?
Por Telefone
O atendimento será imediato e indeterminado.

CRAS - Centro de Referência em Atendimento Social


Fone: 49 3432-3244
De segunda-feira a sexta-feira, das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h
Presencialmente
O atendimento será imediato e indeterminado.

CRAS - Centro de Referência em Atendimento Social

cras@irani.sc.gov.br
De segunda-feira a sexta-feira, das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h
Rua Henrique Kappke, 1922, Centro
89680-000

Passo a Passo

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1) Acolhida; 2) Visita domiciliar; 3) Elaboração do Plano de Desenvolvimento do Usuário - PDU; 4) Atendimento psicossocial; 5) Acompanhamento familiar 6) Avaliação do Plano; 7) Desligamento do Serviço.

Órgão / Entidade responsável
  • CRAS - Centro de Referência em Atendimento Social
  • Rua Henrique Kappke, 1922, centro
  • (49) 3432-3244
  • cras@irani.sc.gov.br

Atendimento preferencial
Lei Federal 10.048 / 2000
As pessoas em qualquer uma das situações abaixo tem a prioridade de atendimento garantida por Lei.
  • Portadores de Deficiência
  • Idosos
  • Gestantes e lactantes
  • Pessoas com criança de colo
  • Obesos