Em Irani saúde é coisa séria

Em Irani saúde é coisa séria

          Em apenas alguns dias a Secretaria Municipal de Saúde de Irani solucionou um caso que há anos vinha tirando o sono da família Dias, residente na comunidade de São Valentim. Juracema Dias tem 37 anos e precisava urgente de uma solução cirúrgica para um problema dentário, mas o que mais dificultava mais essa situação era o fato dela possuir deficiência física e mental.

          Esse caso já vinha sendo acompanhado anteriormente por outros profissionais, que fizeram o que podiam, mas não conseguiram solucioná-lo totalmente. Desde o início do ano a Cirurgiã Dentista Manuela De Gregori iniciou um acompanhamento ao caso através de visitas domiciliares, constatando a situação e orientando a buscar uma cirurgia Buco Maxilo Facial e um hospital que oferecesse condições para realizá-la.

         "Com o apoio da Secretária de Saúde Dilce, e após alguns contatos telefônicos conseguimos chegar ao cirurgião Guilherme Omezolo, que poderia realizar o procedimento no Hospital Santa Terezinha de Joaçaba. Levamos a paciente para uma consulta e no dia 25 de maio foi realizada a extração de todos os dentes." Diz Manuela.

          Dona Carmelinda Dias, mãe de Juracema conta que a filha já está mais tranquila. "Nós sofríamos muito com ela, agora ela está melhor até para dormir, antes eu tinha que levantar várias vezes na noite, agora levanto só uma ou duas. Ela está mais calma e não chora mais."

          De acordo com a Secretaria de Saúde antes da cirurgia a paciente sofria com infecções no ouvido e já tinha tomado vários medicamentos para amenizar as dores. Para realizar o procedimento cirúrgico foi necessária anestesia geral e o acompanhamento do anestesista, tudo foi pelo SUS, gratuito para a família, que não tinha condições de pagar.