IRANI INAUGURA A SALA DO EMPREENDEDOR.

Com o propósito de fomentar o empreendedorismo, auxiliar os empresários em suas demandas burocráticas e dinamizar a economia local foi lançado, na última semana, o programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae/SC, no município de Irani.

Também foi inaugurada a Sala do Empreendedor, um espaço de referência para quem deseja formalizar suas atividades, tornar seus negócios mais competitivos ou aprimorar a gestão empresarial. Prestigiaram o evento secretários municipais, lideranças políticas, representantes de entidades empresariais, agências bancárias e cooperativas.

O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, ressaltou que essas iniciativas buscam priorizar as demandas dos empresários, simplificar os processos administrativos e aproximar a Administração Municipal da iniciativa privada. “Até hoje muito se fez para outros setores como saúde, educação, segurança pública, assistência social, o que é muito bom porque o município se desenvolve a partir de seus moradores. Mas, agora a partir de uma construção em conjunto – Poder Público, entidades de classe e setor empresarial – trabalharemos para que uma transformação aconteça no desenvolvimento econômico”, antecipou.

Trennepohl explicou que o programa busca impulsionar o desenvolvimento local a partir de políticas públicas. “As ações, inicialmente, são voltadas a auxiliar os microempreendedores individuais (MEIs), mas o objetivo por trás desse suporte é de que os pequenos negócios cresçam, se desenvolvam e gerem mais oportunidades no território”, comentou. Segundo ele, em Santa Catarina o orçamento da entidade para atender micro e pequenas empresas é considerável, principalmente, nas áreas de gestão e planejamento estratégico da atividade comercial.

O prefeito Vanderlei Canci reforçou seus anseios enquanto gestor municipal para Irani. “Aqui é um lugar muito bom de se viver, uma terra de pessoas maravilhosas, acolhedoras, simples e participativas. Temos um enorme potencial e nossas iniciativas podem inspirar outras cidades. Mas, para isso precisamos do apoio de todas as entidades e empresas locais. Com essa cooperação conseguiremos alavancar e desenvolver nosso município”, enfatizou.

Canci também explicou que os primeiros passos da Administração Municipal foram de investir na infraestrutura pública urbana, para tornar o município atrativo a novos investidores. “Trabalhamos ativamente internamente para que agora possamos avançar no desenvolvimento econômico. O intuito dessa parceria com o Sebrae/SC é preparar o município e as nossas empresas para enfrentar as dificuldades econômicas com orientações assertivas para que sejam cada vez mais competitivas, porque se soubermos crescer de maneira sustentável teremos um ótimo futuro”, finalizou.

CIDADE EMPREENDEDORA

No ciclo 2023/2024 do programa os eixos prioritários serão: gestão municipal, Sala do Empreendedor, compras públicas, desburocratização, educação empreendedora. A Administração Municipal também optou em investir em uma solução estratégica de fomento ao turismo.

A Sala do Empreendedor disponibilizará informações, emitirá guias de pagamento de contribuição e notas fiscais, auxiliará no preenchimento da Declaração Anual de Rendimentos, proporcionará consultorias e capacitações nas mais diversas áreas da gestão empresarial. O atendimento é realizado pela agente de desenvolvimento Siloé Alana Toigo, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.