Irani participa da Conferência Microrregional de Saúde Ambiental

Aconteceu no dia 30 de Setembro de 2009 a primeira Conferência Microrregional de Saúde Ambiental com o tema "Saúde e Ambiente vamos cuidar da gente". A Conferência foi realizada no Centro de Eventos do Município de Concórdia onde participaram dos 16 municípios da Região da AMAUC, aproximadamente 300 pessoas. O Município participou da Conferência com cerca de trinta participantes de várias entidades: Bombeiros, Setor público (Saúde, educação, Meio Ambiente), APAE, CDL e outros.

O principal objetivo da conferencia é superar alguns desafios na construção da política de saúde ambiental brasileira tais como:

• Ampliar a participação e o controle social no enfrentamento das injustiças e iniqüidades;

• Aumentar a consciência sobre os graves e complexos problemas da saúde relacionados à questão ambiental;

• Superar a fragmentação das ações entre os vários setores de governo e sujeitos sociais;

• Reduzir os impactos negativos da dinâmica do desenvolvimento econômico na saúde das populações em especial aquelas mais vulneráveis;

• Fomentar um modelo de desenvolvimento econômico territorial na cidade, no campo e na floresta, que aponte para a sustentabilidade socioambiental de forma integrada e integral;

Foram apresentadas várias propostas relacionadas a problemas ambientais de nossa região, propostas estas que serão discutidas no seminário estadual de saúde ambiental, que será realizada no mês de outubro. O município será representado na ocasião por três delegados, Altair Pasquali, Eliane de Abreu e Daniel Moraes dos Santos. As propostas estaduais serão posteriormente debatidas na Conferencial Nacional de Saúde Ambiental em Brasília.