A Criança e a Natureza: Educação Ambiental no Contestado

                Até o fim de Novembro mais de 500 alunos e professores do ensino fundamental e médio irão visitar, e conhecer melhor o município Irani através do Projeto "A Criança e a Natureza: Educação Ambiental no Contestado". O projeto é uma iniciativa do Consórcio Lambari, que tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes por meio dos setores de cultura e turismo.

                Para sensibilizar e despertar o senso da educação e preservação da natureza, os alunos de Presidente Castelo Branco, Concórdia, Xavantina, Peritiba, Paial, Seara, Jaborá, Ipumirim, Lindóia do Sul, Irani e Alto Bela Vista, participarão de atividades e trilhas no Parque Aquático de Irani e no Parque Histórico do Contestado, trabalhando o tema "Guerra do Contestado e Exploração da Madeira".

                "Um dos principais fatores que contribuiu para a Guerra do Contestado foi a construção da estrada de ferro ligando São Paulo a Rio Grande do Sul, e como forma de pagamento à companhia que executou a obra, o governo autorizou a exploração de 15km de  cada lado da ferrovia, assim ocasionando a derrubada de mais de 2 milhões de árvores. Uma grande devastação ecológica." Comenta Flávio de Melo, Diretor de Cultura.

                Com esse projeto pretende-se repassar aos participantes: conhecimentos, habilidades, experiência, valores e determinação, que os tornem capazes de agir individualmente ou coletivamente na busca de soluções para os problemas ambientais, buscando a melhoria na qualidade de vida atual e das futuras gerações.

                De acordo com Alessandra Sandi, Agente de Turismo, a inclusão da área verde do parque aquático não somente vem de encontro à complementação do projeto, como também é de suma importância na divulgação de outro grande potencial turístico de nosso município: o parque aquático e suas trilhas ecológicas.

               O cronograma das visitações será dividido em duas etapas: nas primeiras horas a visita se concentrará no sítio histórico onde é feita uma retrospectiva sobre a Guerra e a batalha de Irani, e a segunda etapa é realizada nas trilhas da área verde, no centro da cidade.

                Todas as visitas são acompanhadas por Alessandra e pelas biólogas do Consórcio Lambari, nas segundas, quartas e sextas-feiras.