Irani, em Santa Catarina, relembra combate que deu início à Guerra do Contestado

 

          Nesta semana, o município de Irani, em Santa Catarina, relembra os 97 anos do Combate do Irani, episódio que marca o início da Guerra do Contestado, conflito armado ocorrido na região entre 1912 e 1916.

          A Guerra do Contestado é um dos maiores conflitos armados da história do Brasil, seus fatores foram a construção da estrada de ferro São Paulo – Rio Grande do Sul, a disputa territorial entre o Paraná e Santa Catarina, além do descaso do governo com a população residente na área.

          O Combate do Irani, ocorrido em 22 de outubro de 1912, é o marco inicial do conflito. No confronto, morreu o comandante das tropas de Segurança Paraense, o coronel João Gualberto, e também o monge José Maria.

           No período da guerra foram mobilizados milhares de soldados do Exército Brasileiro. Mais de 20 mil pessoas morreram e milhares de pés de araucárias foram destruídos. Mas a Guerra do Contestado ainda é uma pagina da história brasileira ainda desconhecida, pouca explorada e pesquisada.

           O município de Irani, com muito esforço e trabalho busca manter viva na lembrança de sua população este importante fato histórico, seja através da preservação dos locais históricos, (Local do Combate, Sepultura do Monge, Vala dos 21, Cemitério do Contestado, Museu Histórico Monge José Maria e Monumento do Contestado) ou de suas atividades culturais, danças e a Semana de estudos do Contestado.

Flavio de Melo