Formatura e capacitação para agentes comunitárias de saúde

Foram quatro meses dedicados a busca de conhecimento. Vinte e quatro agentes comunitárias de saúde de Irani e quatro de Presidente Castello Branco receberam nesta terça-feira (31) o certificado de conclusão do Curso de Formação realizado pela Secretaria de Estado da Saúde através da Escola de Formação em Saúde- Efos.

A cerimônia foi realizada em Irani, contou com a presença de autoridades dos dois municípios e do Estado. De forma didática, as agentes de saúde chamaram a atenção para os trabalhos realizados, as agentes de Irani apresentaram uma paródia sobre a gripe H1N1 e as de Presidente Castello Branco sobre a importância da reciclagem de lixo.

Foram 400 horas de aula, tempo dividido entre atividades teóricas e práticas, voltadas a promoção a saúde. Para a agente comunitária de Irani, Rosemar dos Santos, a capacitação foi bem vinda. "Percebemos a valorização real do nosso trabalho, me sinto mais preparada", afirma.

Através do processo de formação, as agentes puderam aprender mais sobre prevenção de doenças e sobre as diretrizes do sistema único de saúde. As aulas foram ministradas por diversos profissionais do Estado e dos dois municípios ligados a saúde.

Segundo a secretária da Saúde de Irani, Aretuza Salvador, já é possível perceber a diferença, " precisamos buscar a cada dia o aperfeiçoamento", afirma. A prefeita de Irani, Adelaide Salvador, afirma que esta é uma grande conquista " temos profissionais qualificados, que irão fazer a ligação entre a administração municipal e a população, através das visitas domiciliares", afirma.

A coordenadora da turma de capacitação de Irani e Presidente Castello Branco, Dilce Zenaro, afirma que este processo de formação foi fundamental para melhoria da qualidade no atendimento.