JANEIRO BRANCO UMA CAMPANHA DE CUIDADOS A SAÚDE MENTAL.

A Prefeitura de Irani através da Secretária Municipal de Saúde apoia a Campanha de Cuidados a Saúde Mental, o Janeiro Branco.
Saúde e saúde mental têm conceitos complexos e historicamente influenciados por contextos sociopolíticos e pela evolução de práticas em saúde. Anteriormente específicos do
campo da medicina. Historicamente novos conceitos foram incorporados, como saúde multidisciplinar que envolve diferentes áreas de conhecimento.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade.
Essa definição, de 1946, foi inovadora e ambiciosa, pois, em vez de oferecer um conceito inapropriado de saúde, expandiu a noção incluindo aspectos físicos, mentais e sociais.
A investigação no domínio da saúde mental é vasta, todavia medi-la continua a ser uma tarefa complexa que não tem reunido consensos.
Mas elencaremos a SUJETIVIDADE como ponto de partida em dois níveis : Dimensão negativa ou distresse psicológico e Bem-estar Psicológico.
Dimensão negativa ou distresse psicológico – afeto negativo, é um estado geral pouco específico, que num contínuo não é suficientemente intenso para ser designado de perturbação, isto é, é uma resposta não específica do organismo para gerir qualquer tensão ou exigência sobre ele. Quando essa tensão ou estresse é cognitivamente reconhecido como uma condição adversa, desagradável ou perigosa é ativada uma tentativa de evitamento ou fuga dessa mesma situação, surgindo o distresse psicológico.
As manifestações de distresse englobam desconforto, sofrimento ou dor emocional, pessimismo e crenças negativas acerca de si, perturbações do humor (ansioso, agressivo, depressivo ou lábil), tensão psíquica, reatividade, medo e perda de controlo emocional e comportamental.
Dimensão positiva – A Percepção de Vulnerabilidade, ou a sensação de “sentir-se vulnerável” é um robusto preditor de DP. A vulnerabilidade é como um estado subjetivo percebido, e que sentir-se vulnerável gera distresse e afeta globalmente o
funcionamento da pessoa.
Bem-Estar Psicológico – afeto positivo e os laços emocionais, é o nível de funcionamento, sentir-se animado e apreciar a vida e as vivências subjetivas que traduzem estados internos e experiências positivas acumuladas entre afeto positivo tais como felicidade,
alegria e entusiasmo.
Em suma : os estímulos externos são capazes de originar no organismo um estado de tensão emocional, habitualmente acompanhado de sentimentos e reações vividas por cada um
de forma diferente, (subjetiva) provocando sensações distintas tais como: irritação, sentimento de impotência, frustração e mágoa, ou sensações inversas como: oportunidade, compreensão, superação e de aprendizagem, dependendo da forma como cada um percebe esse desafio.
Por: Iran Ramos
Neuropsicolo e Neurocientista