ESPETÁCULO CONTESTADOS.

Com o objetivo de fomentar e trazer mais atrações culturais ao municipio de Irani servidores da Prefeitura participaram do ‘’Epetáculo Contestados’’ realizado no municipio de Joaçaba.

Recheada de conteúdo e emoções a atração reflete a história que aconteceu há 110 anos na região das terras contestadas que provocou um dos maiores conflitos armados do país a Guerra do Contestado. A AssessoriadeComunicação e Diretoria de Cultura estiveram presentes no evento acompanhando os trabalhos e buscando alternativas para que o nosso municipio seja contemplado com trabalho artisitico também.

O espetáculo Contestados apresenta um recorte sobre a Guerra do Contestado, conflito de terras ocorrido no início do século 20, envolvendo os estados de Santa Catarina e Paraná, além do Exército Brasileiro, a empresa norte-americana Brazil Railway e a população local. A peça utiliza a técnica da figura plana para contar uma história genuinamente catarinense.

Em cena, duas atrizes utilizam 100 quilos de terra crua que, espalhada sobre uma mesa, sustenta figuras, cenários e adereços. O elemento terra compõe a geografia da história que vai sendo narrada, convertendo-se em planícies e vales, mas sobretudo sendo o grande símbolo dramatúrgico da obra: o conflito por terras. A sonoplastia, também original, tem base nos instrumentos e melodias caboclas.

Destaca se que para a realização deste grande espetáculos Irani também serviu como plano de fundo, onde as atrizes e direção da peça estiveram presentes no local do combate do Irani e Vala dos 21 buscando inspiração.

A turnê que é realizado através da Cia Mutua é contemplada pela Lei Aldir Blanc onde passou pelos municípios de Lages, Joaçaba e Chapecó. Sendo que em breve também deve estar em Irani.