Merenda com qualidade!

Qualidade na merenda escolar, foi o assunto principal do encontro entre a Secretaria de Educação, cultura e esportes e o CAE (Conselho de Alimentação Escolar). A reunião aconteceu na quarta-feira, 1º de Abril, na Prefeitura Municipal de Irani, quando também aconteceu a posse do novo conselho.

As ações tomadas pelo município estão vinculadas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), implantado em 1955, que garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos), matriculados em escolas públicas e filantrópicas.

Seu objetivo é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.

Para que todos os alunos tenham uma alimentação completa, atua no município o nutricionista da CIS AMAUC Ezequiel José Gugel, ele que trabalha na formação dos cardápios diários das instituições de ensino.

Fiscalizar a qualidade da merenda escolar e a aplicação dos R$0,22 a cada aluno por dia letivo, repassados pela União, são os principais objetivos do CAE que é formado por membros das associações de pais, alunos e professores, poderes Legislativo e Executivo, e sociedade civil.

Além do CAE o programa é fiscalizado também pelo FNDE, Tribunal de Contas da União (TCU), pela Secretaria Federal de Controle Interno (SFCI) e pelo Ministério Público.