Irani, um município onde Educação, Cultura e Esportes são levados a sério

Irani, um município onde Educação, Cultura e Esportes são levados a sério

Irani começou a ser desbravado em meados do século XIX, por fazendeiros e colonos oriundos em sua maioria, do Rio Grande do Sul. Suas terras pertenciam ao município de Palmas/PR e também eram pretendidas pela Argentina, essa questão foi resolvida pelo "Tratado de Missiones" e teve os Estados Unidos da América como "juiz" da causa. A disputa entre PR e SC resultou na "Batalha de Irani" em 22 de outubro de 1912, e marcou o início da "Guerra do Contestado".  Irani foi criado em de 11 de Setembro de 1963, e instalado em 12 de Janeiro de 1964, seu nome é originário do rio que corta o município, Rio Irani – do tupi-guarani: "ira" mel,"nha" envelhecido.

Rumo aos 46 anos de Irani, a Administração direciona uma atenção especial à Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, que se empenha para proporcionar uma melhor qualidade de vida a todo cidadão iraniense. Para isso, neste ano, ela promoveu, nas áreas em que abrange, cursos de capacitação para todos os professores municipais e estaduais, entrega de materiais escolares para alunos de pré-escolar a 8ª série, reuniões freqüentes com diretores, início das aulas de dança e apresentações em municípios vizinhos, catalogação de novos pontos turístico, manutenção dos já explorados, restauração do acervo fotográfico, recepção de excursões, início das aulas de judô e futsal e a participação em competições, apoio ao atletismo e a promoção de um evento em homenagens as mães. Além disso, a secretaria vem trabalhando em projetos futuros como a compra de livros e equipamentos para as escolas, organização da feira de matemática na escola Sebastião Rodrigues de Souza no mês de agosto, realização do portal da educação e revista da educação, conferencia da educação do nosso município, jornada ampliada nas escolas municipais, disponibilização de transporte e inscrição paga para os professores da rede municipal para palestra sobre educação com Içami Tiba, e também foi encaminhada para a Câmara Municipal de Vereadores um projeto para aumento da regência de classe dos professores.

Irani, aqui nós estamos no caminho certo!