Futuras mamães recebem orientações

 

O município de Irani está engajado na Semana Mundial de Amamentação, que iniciou ontem (1º) e encerra no dia 8 de agosto. As atividades foram concentradas hoje, com palestra para as gestantes, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde.

            As futuras mamães receberam informações de cinco mulheres que estão vivendo a maternidade, elas compartilharam a experiência adquirida e falaram da importância do leite materno para a saúde do bebê. A jovem Fabiana Ferrasso, testemunhou o valor da amamentação. Ela amamentou a filha Isadora exclusivamente com leite materno até os seis meses, hoje a menina está com um aninho. "Ela nunca teve resfriado, a imunidade é alta devido o leito materno, é bem desenvolvida, ganhou peso com facilidade, é importante que todas as mães façam o mesmo", afirma.

            A gestante Rosane Frizon, 44 anos, está de oito meses e fala que vale a pena buscar conhecimento. "Tenho um filho de 20 anos, agora estou reaprendendo muita coisa, antes eu dava água e chazinho, agora sei que até os seis meses a alimentação será o leite materno", enfatiza.

            Segundo a enfermeira coordenadora do Programa de Promoção a Saúde, Dilce Zenaro, é perceptível a diferença a partir do momento em que as mães receberam informações. " Percebemos que o fluxo de crianças doentes diminuiu, o trabalho com as gestantes reverte em ganho para as mães, para a saúde pública e principalmente para o bebê, que terá uma mãe mais preparada", destaca.

A Semana Mundial da Amamentação, tem como tema " Amamente dê a seu filho o que há de melhor". Além dos depoimentos, as mães tiveram na tarde desta segunda-feira orientações com uma psicóloga que falou do vínculo entre a mãe e o bebê. Em Irani o trabalho com as gestantes é permanente, todo mês são realizadas reuniões. Nesta semana especial também foram colocadas placas em locais estratégicos do município, destacando a importância da amamentação