Prefeitura adere ao Programa estadual “De óleo no futuro”

O Programa Estadual de Coleta Reciclagem e Beneficiamento do óleo de cozinha- “De óleo no futuro”, foi lançado nesta quarta-feira (15), em Concórdia. A prefeitura de Irani firmou convênio para executar o programa, que foi idealizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável com apoio da Secretaria Regional.

A prefeita de Irani, Adelaide Salvador, participou da solenidade junto com uma equipe do município que irá coordenar a execução do programa.  “De óleo no futuro” será implantado inicialmente nas escolas, depois em hotéis, bares e restaurantes e em seguida em condomínios.

O objetivo é coletar o óleo de cozinha que geralmente é depositado em locais inadequados e reutilizá-lo. A empresa Nutri- Seara, irá fazer  a coleta do produto inicialmente nas escolas da região da SDR Concórdia.

Quando jogado no meio ambiente de forma inadequada, o óleo causa impactos negativos. Segundo explanação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, cada  litro de óleo contamina 20 mil litros de água, além disso provoca entupimento das tubulações da rede de esgoto.

A prefeita Adelaide Salvador, afirma que o município será parceiro, “vamos fazer a nossa parte e evitar a degradação do meio ambiente”, afirma.