Plano de Saneamento Básico é finalizado

O diagnóstico final do Plano Municipal de Saneamento Básico de Irani, foi apresentado em audiência pública, ontem à noite (14), no Centro de Convivência dos Idosos. A audiência teve participação expressiva de associações de moradores e entidades representativas do município.

Foi apresentado o estudo que aponta os problemas e as possíveis soluções na área de saneamento básico do município. O Consórcio Engevix, responsável pela elaboração do plano apresentou o levantamento para a implantação da rede de esgoto com extensão ao meio rural, para manutenção e ampliação da rede de água e melhorias e ampliação da drenagem urbana. Segundo levantamento, o sistema de recolhimento de lixo não apresentou problemas.

Foram realizadas três audiências públicas para a elaboração do Plano de Saneamento Básico, onde os moradores puderam contribuir com informações. Agora o plano segue para a Câmara de Vereadores de Irani, para apreciação, o relatório será encaminhado ao legislativo em novembro.

A elaboração do Plano de Saneamento Básico segue uma recomendação do Ministério Público em todos os municípios da região. O plano estabelece os investimentos necessários, para iniciar a captação de recursos.

Segundo o presidente do grupo de apoio do Plano de Saneamento Básico, Antonio De Avila, a participação da população foi expressiva e muito importante, " eles colaboraram, tivemos uma surpreendente participação do moradores", afirma. A prefeita de Irani, Adelaide Salvador acompanhou o processo de elaboração do Plano e afirma que irá se empenhar ao máximo na busca de recursos para executar os projetos apontados.