IRANI TEM ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA REDE PÚBLICA DE ENSINO.

A Prefeitura de Irani através da Secretaria Municipal de Educação, vem trabalhando e investindo na alimentação saudável de nossas crianças e adolescentes que frequentam as unidades de ensino no município.
“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”. Esta frase foi ditada por Hipócrates há mais de 2400 anos e cada vez mais a ciência comprova a relação estreita entre o hábito alimentar e a diminuição do risco de doenças crônicas como Diabetes, Hipertensão Arterial, Obesidade e Dislipidemias.
Com o pensamento voltado para a saúde e bem estar dos estudantes estamos adequando nossas preparações para seguir a orientação da Resolução Nº 06, de 08 de maio de 2020 do FNDE onde é proibida a oferta de alimentos ultra processados e a adição de açúcar nas preparações culinárias para as crianças até três anos de idade, entre outras restrições.
Ofertamos diariamente aos escolares da rede municipal uma alimentação saudável e equilibrada respeitando os hábitos locais e regionais, priorizando o consumo de frutas verduras e legumes.
‘’Aqui é feito comida com muita amor e carinho por nossas agentes de copa e limpeza e elas tem um papel muito importante pois estão ligadas diretamente com as crianças e tem um papel muito bonito que é incentivar as crianças a alimentar-se com as preparações feitas nos ambientes escolares. A elas nossa Gratidão’’ Destaca, Giovana Dias Nutricionista responsável pela merenda escolar.
É priorizado a oferta de produtos vindos da agricultura familiar local e regional, sempre com produtos frescos e de excelente qualidade para serem utilizados na alimentação escolar como macarrão caseiro, suco natural integral de uva, pão caseiro, carnes, iogurte, queijo, banana, maçã, mandioca, filé de tilápia, moranga cabotiá, manteiga, farinha de milho, doce de frutas, melado, geléia de frutas e açúcar mascavo.
Garantir uma boa alimentação para nossos alunos é prioridade da administração municipal onde visamos sempre o bem estar de nossos munícipes.