Palestra sobre higiene para os estudantes

O Núcleo da Saúde da Família (NASF) implantado neste ano em Irani faz um trabalho de orientação. A equipe está realizando palestras nas escolas sobre a importância da higiene. Nesta quarta-feira (12), os alunos da Escola Básica Municipal Sebastião Rodrigues de Souza tiveram uma tarde de informação.

As palestras são direcionadas para as crianças de 1ª a 4ª série, o grupo do Nasf composto por assistente social, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta e educadora física conta com a parceria das agentes comunitárias de saúde neste trabalho. A palestra é dividida em temas.

Os estudantes recebem informações sobre a saúde corporal, que engloba a importância do banho, da escovação dos dentes e de lavar as mãos antes de almoçar. Também são orientados sobre higiene mental, tendo exemplo de como trabalhar os sentimentos e gastar a raiva de maneira positiva.

Os alunos aprendem mais sobre higiene através de filmes, músicas e com didáticas usando os produtos de higiene. As agentes comunitárias de saúde reforçam o tema através de paródia. " É muito gratificante ensinar a prevenção, atacar a doença antes que ela apareça", afirma a psicóloga Simara das Neves.

As palestras já foram realizadas na E.E.M Prefeito Valdecir Angelo Zampieri, na E.E.M Santo Antonio, na Escola Especial Arco-Íris e na E.E.B Isabel da Silva Telles. A próxima palestra será na Escola Estadual D. Felício Vasconcellos.