Seminário para combater pragas de pastagens

Os produtores rurais de Irani tiveram a oportunidade de participar de mais uma capacitação, através do Seminário de controle de pragas de pastagens.  Os conhecimentos foram compartilhados nesta quarta-feira (11). O Seminário foi promovido pela Secretaria Municipal da Agricultura de Irani, com a parceria da Epagri, Projeto Microbacias, Laticínio Lindóia e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Os produtores receberam orientações sobre como evitar prejuízos ao combater de forma correta as pragas. O pesquisador de entomologia da Epagri, Luiz Antonio Chiaradia, falou sobre as pragas de pastagens com enfoque nas cigarrinhas, " nos últimos anos estas pragas tem causado problemas expressivos nas pastagens da região". Chiaradia explicou o ciclo biológico das cigarrinhas e das outras pragas e destacou as alternativas para manejo e controle.

Segundo o pesquisador, uma das alternativas de combate a cigarrinha é aplicação de fungos que causam doenças e morte dessas pragas, "desta forma vamos controlar as pragas sem a necessidade de retirar o rebanho da pastagem e assim reduzir gradativamente a população dessas pragas, para que no futuro a infestação seja menor", destaca.

O diretor de Agricultura de Irani, Vilmar Vargas, observa que os agricultores estão tendo acesso a várias capacitações, no mês passado foram realizados seminários sobre o controle de parasitas em duas comunidades, "também iremos investir em capacitação na área da piscicultura", enfatiza.

Cerca de 40 produtores participaram do seminário, entre eles o agricultor Ivanir Romancini, de Linha Pigosso. O agricultor conta que no ano passado teve aproximadamente quatro hectares de pastagens comprometidos  devido as cigarrinhas. "Quanto mais conhecimento melhor, é necessário um controle biológico", afirma o agricultor.