Irani implanta o NASF

 

O município de Irani investe em projetos que promovam a saúde. Nesta sexta-feira (30) foi implantado oficialmente o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) que irá dar suporte ao trabalho de prevenção, também foi realizada palestra sobre saúde e qualidade de vida.

Através do Projeto de Promoção a Saúde desenvolvido em Irani, foi possível a implantação do NASF e da academia ao ar livre inaugurada ontem (29/7). O Núcleo de Apoio a Saúde da Família conta com assistente social, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta e educadora física.

O objetivo do NASF é atuar na parte preventiva com ações pedagógicas e educativas. "Estamos trabalhando a prevenção, com orientações que diminuam as doenças que podem ser evitadas", afirma a coordenadora do NASF, enfermeira Dilce Zenaro. A equipe organizou para o próximo mês um ciclo de palestras sobre prevenção, as informações serão levadas para as escolas, grupos da terceira idade, gestantes, clube de mães e grupo de saúde mental.

Os moradores do interior e perímetro urbano de Irani tiveram acesso nesta sexta-feira, a uma palestra sobre promoção a saúde. O palestrante, Domingos Malagutti, destacou os fatores que influenciam nas condições de saúde. "Vida saudável não é um produto é um processo", destaca.

Na região do Alto Uruguai Catarinense, o município de Irani é o único que aderiu ao Projeto para Promoção de Saúde, prevenção e controle das Doenças e Agravos não transmissíveis. Este projeto é do Ministério da Saúde e possibilita novos investimentos. Estão confirmados mais R$ 35 mil para o município.